3.10.17

Favores de amigo

Como exemplo da maneira correcta de fazer um favor a amigos, o senhor K. narrava a história que se segue. Com um velho árabe vieram ter três jovens e disseram-lhe: "O nosso velho pai morreu. Deixou-nos ficar dezassete camelos e dispôs no testamento que o mais velho deve ficar com metade dos camelos, o do meio com um terço e o mais novo com um nono. Ora nós não conseguimos chegar a acordo sobre a divisão; assume tu a decisão!" O árabe pôs-se a pensar e disse: "Pelo que eu vejo, vocês, para poderem dividir bem, têm um camelo a menos. Eu por mim tenho só um único camelo mas está à vossa disposição. Levem-no e dividam, e tragam-me só o que ficar a mais." Eles agradeceram-lhe este favor de amigo, levaram o camelo e desta vez dividiram os camelos de tal maneira que o mais velho ficou com metade, que são nove camelos, o do meio com um terço, que são seis e o mais novo com um nono, que são dois. Para seu grande espanto, depois de terem retirado para o lado os camelos que eram deles, ficaram com um camelo a mais. Este, foram eles restituí-lo ao velho amigo, renovando os agradecimentos.
O senhor K. apelidava de correcto este favor de amigo, porque não exigia nenhum sacrifício especial.


Bertolt Brecht, Histórias do senhor Keuner



Sem comentários:

Enviar um comentário