2.7.17

Criança, calma e beleza

Ninguém está preparado para o massacre. A criança cresce porque lhe prometem a calma. O olho abre-se porque lhe prometem beleza.

1, Gonçalo M. Tavares



É claro que depois há o erro. Não é erro, é só um modo de tirarmos a camisa humana. O modo estranho com que olhamos de novo as mãos. A distância a que as olhamos, como se passageiros frequentes de nós mesmos. A equação falha, os números deixam de acalmar, a desordem insinua-se nas mulheres feias, nos sítios sujos e nas almas sórdidas. Nas mãos, tão desajeitadas e repugnantes. O massacre começa no espelho e prolonga-se quando dás por ti a esperar que os outros sejam doces contigo, e o mundo um céu de delícias onde podes deixar de ser quem és e donde ninguém te pode expulsar. Fomos feitos para a beleza, mas não só, a beleza é a grande mentira que contamos às crianças. Desviamos o olhar daquilo que ameaça. E a calma quando não há beleza, quando as contas não dão certo, é, afinal, a vida depois da infância. Olhar o feio com calma, eis.

Não se trata apenas daquilo que se promete, mas também do prometer em si. Esse prometer que sorve toda a matéria e todo o tempo.



Sem comentários:

Enviar um comentário