2.5.15

fechadura, lâmina


Serei difícil de abalar e, no entanto, estou inquieto. Esta tarde, enquanto estava deitado, alguém girou rapidamente uma chave na fechadura e senti, no espaço de um instante, fechaduras por todo o corpo, como num baile de máscaras; uma fechadura, ora aqui, ora ali, era aberta ou fechada por curtos intervalos.

Franz Kafka, Journaux, 30 de agosto de 1912



De repente pareceu-me que estava
identificado com o mecanismo
dos estores do meu quarto. Era uma dessas estreitas
lâminas e o meu espaço
engendrava os espaços das outras lâminas
e o que na verdade existia era a multiplicação
dos espaços, cada um deles continha,
implicitamente, todos os demais. Fui,
nessa manhã, estreitíssima lâmina, alumínio
que guardava todas as outras lâminas - espaço 
entre os espaços, todo o espaço
eu ocultava, como
quem passa o fogo entre dois fogos, um barco
na manhã retrocede sobre as ondas - todas
as lâminas do mar.

João Miguel Fernandes Jorge, «Um barco na manhã»,
Não é certo este dizer




Sem comentários:

Enviar um comentário